voltarHome

Git e GitHub


git e github

- Introdução

O GIT é um Sistema de Controle de Versões Distribuído. Ele foi desenvolvido por Linus Torvalds, conhecido por ter desenvolvido também o núcleo Linux.
Sua principal função é registrar quaisquer alterações feitas em cima de um código, armazenando essas informações e permitindo que, caso seja necessário, o programador possa regredir a versões anteriores de uma aplicação de modo simples e rápido.

Já o GitHub é uma espécie de rede social voltada a profissionais de TI cuja tecnologia que o sustenta é o GIT.
GitHub é uma plataforma totalmente online onde você pode criar repositórios e hospedar neles seus projetos, colaborar com softwares open source, seguir outros programadores e interagir com códigos de terceiros. O GitHub armazena todos estes dados em uma nuvem e você pode acessá-los de onde estiver: basta logar-se no site em qualquer navegador.

GIT

Para interagir com o terminal usamos alguns comandos (Windows - Unix):

  • cd - cd: permite a navegação entre pastas. Por exemplo cd windows, navega para a pasta windows e cd .., volta para a pasta anterior.
  • dir - ls: listas de diretórios na pasta atual (usando a marcação -a, lista os arquivos ocultos).
  • mkdir - mkdir: Comando para criar uma pasta. O comando mkdir livia, cria uma pasta chamada "livia"
  • echo: Comando para criar um arquivo. O comando echo > liviasales.md, cria um arquivo chamado "liviasales.md"
  • del/rmdir - rm-rf: Comando para apagar arquivos e pastas. O del deleta tudo que tem dentro de uma pasta, já o rmdir, deleta a pasta em si. O comando rmdir livia, deleta a pasta "livia" e tudo que tiver dentro dela.
  • cls - clear: comando para limpar a tela.

Veja alguns pontos importantes do GIT:

  • SHA1: secure hash algorithm (algoritmo de hash seguro) É um conjunto de funções hash de encriptação projetadas pela NSA. Ele embaralha o objeto e retorna uma chave com um conjunto de 40 caracteres (conjunto único).openssl sha1 nomedoarquivo.txt.
  • Objetos Fundamentais: Blobs (guarda metadados do objeto como o tipo, o tamanho, uma \0 e o conteúdo do arquivo), Trees (São árvores que armazenam blobs e metadados como o nome do arquivo, o sha1, a \0 e o tamanho. Monta toda a estrutura, apontando para a localização dos arquivos.) e Commits (é o objeto que faz a junção de tudo. Ele aponta para uma tree, para um parente (último commit realizado), para o autor e para uma mensagem).
  • Sistema Distribuído: Os arquivos são armazenados em repositórios em núvem e todas as pessoas que fazem parte desde repositório tem cópias confiáveis dos arquivos.
  • Segurança: O GIT foi projetado pra ser um sistema seguro, usando criptografia e sistema distribuído para manter os arquivos a salvo.

Aqui vamos apresentar alguns comandos para iniciar o GIT, iniciar versionamento e criar um commit

  • git init: Inicia o repositório do Git.
  • git add: Move arquivos para serem "commitados". Pode ser usado com o comando git add nome arquivo.md nomepasta/ para incluir arquivos específicos ou com git add * para enviar todos os arquivos disponíveis.
  • git commit: Cria um commit. É usado com a seguinte sintax git commit -m "descrição do que está entrando no commit".
  • git config: lista as configurações feitas no GIT. Use a seguinte sintax git config --list. Para alterar alguma configuração, você precisa resetar essa informação, git config --global --unset user.email e depois inseri-la novamente, git config --global user.email "livia.sales@gmail.com"
  • git remote: para adicionar um repositório ao GIT git remote origin add https://caminhodogithub.git. Para listar os repositórios, git remote -v. Para "empurrar" um arquivo para o repositório, usamos o seguinte comando, git push origin master.
  • git pull: tras arquivos do github para a máquina quando a há confligo de merge. Assim, é possível resolver antes de dar um novo commit git pull origin master.
  • git clone: Serve para clonar o código de um repositório/projeto que está no github git clone https://github.com/python/cpython.git.

O Markdown é uma linguagem simples de marcação, é um sistema de formatação aberto que torna a escrita e a leitura mais simples. Com uma codificação mínima, além de fácil, ele é visualmente mais "limpo" e pode ser convertido facilmente para HTML. Seus arquivos tem a extensão .md.

voltarHome