.: GUIA DE ESTUDOS :.
Conhecimentos Básicos
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- Compreensão de textos
- Ortografia oficial
- Classe e emprego de palavras
- Emprego do acento indicativo de crase
- Sintaxe da oração e do período
- Emprego dos sinais de pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Regência verbal e nominal
- Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise)
- LÍNGUA INGLESA:
- Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
- MATEMÁTICA:
- Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem
- Sistema legal de medidas
- Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens
- Lógica proposicional
- Noções de conjuntos
- Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas
- Matrizes
- Determinantes
- Sistemas lineares
- Sequências
- Progressões aritméticas e progressões geométricas
- ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO (vídeo resumo):
- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios
- Internet banking
- Mobile banking
- Open banking
- Novos modelos de negócios
- Fintechs, startups e big techs
- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking)
- Funções da moeda
- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas
- Marketplace
- Correspondentes bancários
- Arranjos de pagamentos
- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
- Segmentação e interações digitais
- Transformação digital no Sistema Financeiro
Conhecimentos Específicos
- MATEMÁTICA FINANCEIRA:
- Conceitos gerais - O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira
- Juros simples - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
- Juros compostos - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
- Sistemas de amortização - Sistema price; Sistema SAC
- CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:
- Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras
- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial)
- Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil
- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública
- Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros
- Noções de Mercado de capitais
- Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas
- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários
- Taxas de câmbio nominais e reais; 10 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações
- Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio
- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário
- Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito
- Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais
- Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias
- Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei 38 nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações
- Autorregulação bancária
- Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações
- Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações
- Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.658, de 26 de abril de 2018
- Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet).
- Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet)
- CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:
- Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2)
- Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint - versão O365)
- Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança
- Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal
- Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas
- Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet
- Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web
- Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis
- Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram)
- Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio
- Fundamentos sobre análise de dados
- Conceitos de educação a distância
- Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo
- Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).
- VENDAS E NEGOCIAÇÃO:
- Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento
- Segmentação de mercado
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente
- Gestão da experiência do cliente
- Aprendizagem e sustentabilidade organizacional
- Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade
- Gestão da qualidade em serviços
- Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas
- Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing
- Ética e conduta profissional em vendas
- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes
- Utilização de canais remotos para vendas
- Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação
- Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016
- Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil
- Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações
- - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015
- Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada)