voltarHome

ESCRITURÁRIO - AGENTE COMERCIAL


INFORMAÇÕES

Clique aqui para acessar o edital da Cesgranrio.

Neste vídeo temos o edital comentado.

Aqui você pode conferir sua inscrição.


.: GUIA DE ESTUDOS :.

Conhecimentos Básicos

  • LÍNGUA PORTUGUESA:
    1. Compreensão de textos
    2. Ortografia oficial
    3. Classe e emprego de palavras
    4. Emprego do acento indicativo de crase
    5. Sintaxe da oração e do período
    6. Emprego dos sinais de pontuação
    7. Concordância verbal e nominal
    8. Regência verbal e nominal
    9. Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise)
  • LÍNGUA INGLESA:
    1. Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
  • MATEMÁTICA:
    1. Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem
    2. Sistema legal de medidas
    3. Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens
    4. Lógica proposicional
    5. Noções de conjuntos
    6. Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas
    7. Matrizes
    8. Determinantes
    9. Sistemas lineares
    10. Sequências
    11. Progressões aritméticas e progressões geométricas
  • ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO (vídeo resumo):
    1. Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios
    2. Internet banking
    3. Mobile banking
    4. Open banking
    5. Novos modelos de negócios
    6. Fintechs, startups e big techs
    7. Sistema de bancos-sombra (Shadow banking)
    8. Funções da moeda
    9. O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas
    10. Marketplace
    11. Correspondentes bancários
    12. Arranjos de pagamentos
    13. Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
    14. Segmentação e interações digitais
    15. Transformação digital no Sistema Financeiro

Conhecimentos Específicos

  • MATEMÁTICA FINANCEIRA:
    1. Conceitos gerais - O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira
    2. Juros simples - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
    3. Juros compostos - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
    4. Sistemas de amortização - Sistema price; Sistema SAC
  • CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:
    1. Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras
    2. Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial)
    3. Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil
    4. Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública
    5. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros
    6. Noções de Mercado de capitais
    7. Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas
    8. Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários
    9. Taxas de câmbio nominais e reais; 10 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações
    10. Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio
    11. Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário
    12. Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito
    13. Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais
    14. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias
    15. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei 38 nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações
    16. Autorregulação bancária
    17. Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações
    18. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações
    19. Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações
    20. Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.658, de 26 de abril de 2018
    21. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet).
    22. Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet)
  • CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:
    1. Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2)
    2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint - versão O365)
    3. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança
    4. Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal
    5. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas
    6. Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet
    7. Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web
    8. Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis
    9. Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram)
    10. Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio
    11. Fundamentos sobre análise de dados
    12. Conceitos de educação a distância
    13. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo
    14. Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).
  • VENDAS E NEGOCIAÇÃO:
    1. Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento
    2. Segmentação de mercado
    3. Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente
    4. Gestão da experiência do cliente
    5. Aprendizagem e sustentabilidade organizacional
    6. Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade
    7. Gestão da qualidade em serviços
    8. Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas
    9. Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing
    10. Ética e conduta profissional em vendas
    11. Padrões de qualidade no atendimento aos clientes
    12. Utilização de canais remotos para vendas
    13. Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação
    14. Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016
    15. Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil
    16. Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações
    17. - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015
    18. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada)
voltarHome